CORO

CORO

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Trabalho, técnica e ecologia

Através dos testemunhos monumentais de que dispomos e que, em sua mesma variedade multímoda, apresentam características estruturalmente comuns a toda a humanidade, permitindo, através deles, que saibamos que estamos perante monumentos de origem propriamente humana e não com outra origem qualquer, temos conhecimento de que quem tais monumentos criou se inteligia como fazendo parte de um todo universal, isso a que chamamos cosmos e que define o campo possível de inteligibilidade e de vida de e para a humanidade. A este campo reconhecemos como o lugar próprio de existência do ser humano: o seu «topos», a sua habitação universal, a sua «oikia» ou «oikos».
O habitar humano geral é um habitar segundo o «logos» próprio de cada ser humano e de todos os seres humanos. É, literalmente, uma forma «ecológica» de ser e de viver. A vida humana, desde que há sinais inequívocos de que há algo como uma «vida humana», é uma vida ecológica.
«Ecologia», o termo e a noção que transporta, não surge aqui como uma categoria moralizadora, como uma eventual «forma correcta de habitar», mas como, simplesmente, a «forma de habitar», pois não há outra. Não é, pois, uma noção moralizadora, mas uma noção ontológica.
Nos mitos antigos – e em alguns modernos, os propriamente «ecológicos», em sentido moralizador –, o ser humano surge sempre, e de novo, como habitante de um mundo totalmente integrado e totalmente explicado em sua matriz ontológica pelo próprio mito fundador. Não há separação entre o mundo e o ser humano. Qualquer eventual separação faria com que imediatamente a possibilidade ontológica humana ficasse ameaçada.
É com o surgimento da atitude filosófica que surgiu a possibilidade de distanciamento lógico entre o ser humano e o mundo de que faz parte, que pode passar a ser perspectivado como de natureza diferente da do ser humano. Se esta possibilidade se realiza, imediatamente se instaura uma cosmovisão dualista em que o ser humano e o mundo já não partilham do mesmo ser fundamental, perdendo-se a inteligência activa do acto ontológico que une ser humano e mundo. O ser humano passa a viver e a pensar como se houvesse uma solução de continuidade ontológica entre si e o mundo.
O mundo deixa de ser coisa do mesmo estofo ontológico que eu, não havendo qualquer relação entre os dois que não seja uma mera relação de co-existência. Nada impede, então, que, nesta co-existência, que mais não é do que um paralelismo de existências, que uma delas domine a outra, pois, não havendo consubstancialidade entre ambas, a relação não pode ser intrínseca, tem de ser extrínseca.
Ora, sendo assim, há apenas três possibilidades de relação. A primeira é uma relação pela negativa, isto é, a relação que nega a relação, ignorando a realidade humana a outra realidade. A segunda é uma relação em que a realidade humana ama a outra realidade, isto é, em que opera no sentido do seu bem possível. A terceira é uma relação em que a realidade humana se apossa da outra realidade, sem cuidado pelo bem próprio dessa realidade.
São estes os três modos possíveis e reais – ainda contemporâneos – de relação entre o ser humano e a restante realidade. Estes mesmos modos podem ser alargados a toda a realidade que transcende qualquer ser humano considerado individualmente, constituindo o modo padrão típico de relacionalidade entre o ser humano individual e o restante da realidade sua coeva.
Ora, toda esta relacionalidade, relação possível, e toda a relação efectivada nunca dispensam mediação. A ausência de mediação seria o que tecnicamente se define como magia. E não há magia (salvo precisamente nos mitos). As mediações são exactamente constituídas pelo trabalho e pela técnica a ele associada.
Podemos, assim, perceber que toda a inserção do ser humano no mundo, entendido quer do ponto de vista material quer do ponto de vista lógico – segundo o «logos» – é sempre fruto do trabalho e da técnica, depende sempre do trabalho e da técnica.
Assim sendo, a relação do ser humano com a «ecologia» é muito mais profunda do que comummente se pensa, pois todo o trabalho humano tem implicação, imediata ou mediata, sobre o todo em que se situa e de que faz parte. E tal sucede realmente quer o ser humano o perceba quer não.
Como a relação é necessariamente recíproca, o que o trabalho humano modifica na realidade envolvente faz com que essa realidade com que passa a relacionar-se seja diferente. Tal diferença condiciona de forma diferente tal relação, modificando a condição de relacionamento com o trabalho possível.
Assim, se, através do trabalho humano, se eliminar um certo recurso de que tal trabalho, precisamente, necessitava para ser possível, tal modificação, por si só, impede que tal trabalho possa continuar a existir. Este exemplo é paradigmático do que pode suceder e sucede, de facto, na relação entre o trabalho exercido e isso em que se exerce, a realidade envolvente, quando o trabalho não respeita a possibilidade da relação.
Podemos, deste modo, perceber que todo o trabalho exercido pelo ser humano – e aqui «trabalho» significa a parte poiética da acção humana, que existe sempre – tem repercussão sobre a realidade envolvente, isso que habitualmente designamos como «ambiente», forma menor de referirmos a realidade como um todo, pois toda ela é afectada, mesmo que não haja de tal consciência.
A cultura coincide com o produto total do trabalho humano, em seu sentido mais lato. Podemos, portanto, compreender que a cultura é o correlativo substancial humano do que transcende a humanidade. O trabalho constitui a cultura na relação com o que não é propriamente humano co-presente à humanidade, desde que há humanidade e apenas desde que há humanidade. A ecologia é, assim, a relação entre a humanidade em seu mesmo acto cultural universal e tudo o que não é propriamente humano.
Não é apenas uma ciência. Não é apenas uma forma de estar com a natureza correctamente. É o único modo de o ser humano se relacionar activamente com o que transcende a humanidade: o habitar a casa universal, mas com a possibilidade de a modificar, de a construir, de a melhorar, de a piorar, de a destruir, sempre na forma da relação.
A relação entre o ser humano como entidade que é na forma de trabalho e o restante da realidade é, assim, sempre uma relação dramática, podendo ser uma relação trágica, não apenas porque o ser humano, através do trabalho, pode aniquilar parte da realidade envolvente, mas também porque a realidade, negativamente modificada pelo trabalho humano, pode aniquilar os seres humanos, quer em sentido particular de aniquilar algum ou alguns, mas não todos, quer no sentido de poder aniquilar todos.
Sendo assim, o modo de ser do trabalho humano tem sobre si uma responsabilidade verdadeiramente cósmica, cosmológica e cosmogeradora. O seu não cumprimento implica imediatamente a diminuição da riqueza cósmica e do que tal riqueza permite em termos de futura relação: no limite, o trabalho humano pode ser o factor da destruição da própria humanidade. Lembre-se do terror em que se viveu nos anos cinquenta e sessenta do século XX em virtude da ameaça de destruição nuclear. Tal destruição seria fruto do labor humano, não de uma qualquer divindade ou realidade natural.
Por outro lado, é através do trabalho humano que é possível uma relação ecológica que respeite o melhor possível a possibilidade de continuidade de relação entre os seres humanos e a restante realidade. Como trabalho possível, está, como simbolicamente se costuma dizer, «nas nossas mãos».
Setembro de 2017

Américo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário